A delegaçao portuguesa constituida pelo Presidente do IPUEL, Joana Rodrigues da CVP, Maria João dos Unidos de Cabo Verde e Amado Constantino da AGUIPA.
No âmbito dos trablahos desenvolvidos foi seleccionado para a inclusão no handbook do projecto INTI duas boas practicas propsotas por Portugal: o Banco do Tempo e os Jogos de Inclusão e Integração.
Relativamente a projectos piloto o IPUEL apresentou a metodologia de criação de um Observatório Europeu para a Imigração, baseado em observatórios nacioanis de tipo consultivo a constituir em cada país, com participação activa dos representantes das associações de imigrantes dos networks resultantes do projecto INTI. Foi também equaciondo o lançamento de um Forum do Imigrante a criar na net, quer a nivel europeu quer a nivel nacional. Do mesmo modo foi debatido o projecto de criação de uma Academia Europeia do Imigrante para o desenvolvimento de accções formativas e educativas.
Os trabalhos decorreram durante 3 dias e incluiram comunicações sobre a apresentação de candidaturas a projectos co financiados pela Comissão Europeia, seleccção de boas practicas e projectos piloto para o hand book do projecto INTI, e ainda workshops de motivação para a elaboraçao de novos projectos. Durante o tempo livre foi realizada uma visiuta de estudo e contacto com varias comunidades refugiadas e imigrantes em Malta, num jantar de trabalho na Igreja Cristiana Apostolica, e ainda realizada uam volta turistica a Valletta e Mdina a partir do local da reunião, Sliema.
Estes aspectos serão em breve aprofundados em Portugal no III encontro INTI de Alenquer a divulgar brevemente e a ter lugar ainda este ano em Dezembro.
No comments:
Post a Comment