Wednesday, April 11, 2007

seminario sobre a factura da energia e os cidadaos

Com a preparaçao pelo IPUEL, com o apoio da ATM (Associaçao de Analistas Financeiros) e SEDES Associação para o Desenvolvimento Economico e Social, um seminario que se candidatou ao patrocínio da AEDAR, Associaçao de Ex Deputados da Assembleia da Republica, sobre a factura da energia e as soluções futuras para os cidadaos.

O programa encontra-se abaixo:
Seminário

A FACTURA DA ENERGIA
Que soluções futuras para os cidadãos?

Local: Assembleia da República, 18 de Maio de 2007, 6F.

local auditorium do edificio novo da AR.

9.15hRecepção e registo dos assistentes e entrega da documentaçãoSessão

9:30h-09:40hAbertura do Seminário. Dr. Jaime Gama – Presidente da AR *
9:40h - 9:45hApresentação do Seminário.Eng. Eduardo Pereira – Presidente da AEDAR

9:45h - 9:50hApresentação dos temas do seminario pelo Dr. João salgueiro

9:50h - 10:35h. Peak Oil (PO): O Pico da produção mundial do petróleo. Prof. Pedro de Almeida. História e importância do petróleo;Sinais do pico de produção;Depleção;As ultimas fronteiras;Modelos de previsão e datas para o PO;Mitigação;Conclusões.

10:35h - 11:00h. Outras energias Fósseis. Prof. Manuel Lemos de Sousa. Importância das alternativas fósseis numa fase de transição;Disponibilidade futura;Gás Natural; Carvão.

11:00h - 11:15hCoffee Break

11:15h –11:45hEnergias Renováveis e Nuclear. Prof. Manuel Collares Pereira; Hídrica; Eólica; Solar; Bio-combustíveis; Bio massa; Energia nuclear.

11:45h – 12:30h. Eficiência Energética. Prof. Eduardo Oliveira Fernandes. Importância da eficiência energética;Aumento da eficiência energética nos transportes;Aumento da eficiência energética nos edifícios;

12:30h- Sum up e Debate com Dr. Francisco ferreira da Silva, director do Semanário económico, etodos os demais oradores da parte da manha: Prof Eduardo de Oliveira Fernandes, Prof. Manuel Collares Pereira, Prof. Manuel Lemos de Sousa e Prof. Pedro de Almeida

(almoço livre)

Sessão 2

15:00h - 15:15h O direito à energia e a independência energéticaDr. José Caleia Rodrigues - Orador

15:15h - 16:15h Debate em mesa redonda: Independência em energiaModerador: Dr. João Salgueiro, e Eng.Sampaio Nunes, e Dr. Nuno Ribeiro da Silva, Antonio Costa e Silva e Dr. Antonio de Almeida.16:15h –

16:30hCoffee Break

16:30h - 17:30h Debate em mesa redonda: Consciência e formação da opinäo publicaModerador: Anabela Campos jornalista do Publico com Eng. Luis Mira Amaral,Dr Vitor Machado Dr. Carlos Carreiras ; António Julio de Almeida , Dr Luis Rodrigues

17:30h – 18h00h Open Forum. Moderador: Dr. Pedro Marques Pereira – subdirector do jornal “Diário Económico”, e Dr.Octavio Viana, (ATM) Dr. João Gaspar, (SEDES) Luis Nandin de Carvalho(IPUEL)

18:00h Encerramento do SeminárioDr. Vitor Bento – Presidente da SEDES

Notas:
A AEDAR decidiu patrocinar a realização de um seminário relativo à problemática da energia seja sob o ângulo da produção e das fontes actualmente mais significativas, seja sobre as possíveis alternativas que se perfilam em futuro próximo.
A AEDAR contou a nível organizativo com ao apoio da SEDES -Associação para o Desenvolvimento Económico Social, ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais, e também do IPUEL - Instituto Pró União Europeia em Lisboa, sendo de registar ainda a disponibilidade da DECO, Associação de Defesa do Consumidor, e do Montepio Geral em contribuírem para se viabilizar esta iniciativa.
A qualidade e disponibilidade dos oradores, que aceitaram intervir são a garantia da elevação e da profundidade com que os temas do seminário vão ser tratados, e aos quais nenhum cidadão consciente poderá ficar indiferente, pelo que este evento decerto contribuirá para a formação da opinião pública.

inscrições para : lisboa@ipuel.org. ou aedar@ar.parlamento.pt
com nome, contacto e profissao/ocupaçao
O almoço é livre, existindo facilidades para os participantes inscritos poderem usar a cafetaria, ou o refeitorio da Assembelia da República, ou o Restaurante do 5º andar do edificio onde se realiza o seminario
.............................

A AEDAR decidiu patrocinar a realização de um seminário relativo à problemática da energia seja sob o ângulo da produção e das fontes actualmente mais significativas, seja sobre as possíveis alternativas que se perfilam em futuro próximo.

A AEDAR contou a nível organizativo com ao apoio da SEDES -Sociedade de Estudos para o desenvolvimento Económico Social, ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais, e também do IPUEL - Instituto Pró União Europeia em Lisboa, sendo de registar ainda a disponibilidade da DECO, e do Montepio Geral em contribuírem para se viabilizar esta iniciativa.

A qualidade e disponibilidade dos oradores, são a garantia da elevação e da profundidade com que os temas do seminário vão ser tratados, e aos quais nenhum cidadão consciente poderá ficar indiferente, pelo que este evento decerto contribuirá para a formação da opinião pública.



incrições para : (lisboa@ipuel.org) com nome, contacto e profissao/ocupaçao

No comments: