Monday, October 08, 2007

Assembleia geral da EUNET em Salzburg. outubro 2007

Decorreu a bom ritmo a assembleia geral anual da EUNET, rede europeia de casas da europa que o IPUEL integra e onde por unanimiddae foi admitido como full member depois de 2 anos de estatuto de estagiário. A reunião de 4 a 7 de outubro teve lugar em Walls próximo de Salzburg, com 13 paises representados, dos quais Portugal, pelo IPUEL e pelo CERNE da Madeira.

Entre as deliberações e informações mais importantes recolhidas contam-se as seguintes:

1) Expressão de dúvidas e preocupações, sobre a melhor forma de definir conteúdos para cursos de formação política, com o objectivo de estimularem o interesse do homem comum pelos assuntos europeus, e não apenas os que já estão envolvidos em actividades políticas, incluindo os jovens, especialemnte no âmbito do programa a Europa para os Cidadãos.
(Na foto Barbara - Alemanha, e Mark - Malta) a apresentarem os resultados dos dois seminários do programa Waves of Democracy que decorreu em Setembro, na Dinamraca e em Rodes, com a participação de duas jovens portuguesas indicadas pelo IPUEL

2) Identificação de oportunidades de recurso a três direcções gerais da Comissão da UE para o financiamento de actividades de entidades sem fins lucrativos, como sendo a DG de Educaçao e Cultura, a DG de Assuntos Internos e Justiça e a DG de Assuntos Sociais, e ainda a DG de Comunicação do Parlamento Europeu.

3) Divulgação do facto de a Comissão Europeia ter considerado a EUNET como parceiro credivel, e atribuído um financiamento de 75% das necessidades orçamentais de funcionamento deste network, (para 2007-2013) para além de estar em estudo um esquema de financiamento directo às actividades dos seus membros em 2009.
Na foto início da Assembleia geral sob a presidencia do Sr. Stock.


4) Alargamento do network ao leste (entrada de associações da Eslovénia e Croácia) e ausencia de participação da Espanha na reunião.
(na foto, aspecto de um intervalo na Assembleia Geral e seminário simultaneo sobre os 50 anos do tratado)





5) Realização de eleições para o board de direcção, cuja presidencia foi assumida por Nina Noorgard da Dinamarca e responsável pelo programa Waves of Democracy e INTI, com vices presidentes Vico, do Kontact der Kontinenten da Holanda, e Stock, da Casa da Europa de Metz, e ex Presidente e fundador ad EUNET, com reeleição do tesoureiro anterior. Eleitos ainda Baumann da Academia Europeia de Berlin, Madame Sokianou da Casa da Europa de Rodes, e Sadek da Eslovénia. ( Na foto o Presidente da CM de Walls)

6) Apresentação por um Director de Assuntos Europeus do Ministério de Negócios Estrangeiros da Austria dos desenvolvimentois do Tratado da UE, cujo texto actual em vias de tradução foi considerado inintelegivel para o cidadão comum, e mesmo "alguns juristas", face às inúmeras notas de pé de página, e redacções de compromisso ambiguo. Acresce a sua vinculação prevista apara 25 dos 27 membros da UE.


7) Apresentação de um original e imaginativo projecto para a juventude sobre o tema Youth Moving Europe que se pensa ter lugar em 2008 desde que se receba apoios dos membros da EUNET e outras fontes de financiamento. (mais informações pelo mail mail to:

No comments: