Monday, June 18, 2007

conferencia de imprensa de apresentaçao dos jogos 2007

Hoje 18 de Junho, de 2007, no Hotel Marriott em Lisboa, foi dada uma conferência de imprensa de apresentaçao dos JII2007 (http://jii2007.blogspot.com) cuja Comissão de Honra é Presidida pela Exma Dra Maria Barroso e tem como secretário o Prof. Doutor Luís Nandin de Carvalho.

Os jogos abertos a portadores de deficiências incluindo imigrantes vão envolver este ano cerca de 1000 desportistas incluindo elementos da comunidade cigana do Algarve. O IPUEL tem desde o início patrocinado estes jogos e inclusive procedeu a sua inclusão no projecto INTI, tendo em recente reunião em Copenhagen a iniciativa dos JII2007 sido considerada como um exemplo de boa prática a servir de modelo para eventos europeus do mesmo tipo. Nas fotos um aspecto da mesa da conferência de imprensa, e o Eng Antonio Marques, Presidente da Comissão executiva ao lado da Exma Dra Maria de Jesus Barroso, Presidente da Comissão de Honra.



Os Jogos terão lugar dia 23 de Junho (solsticio de verão e dia de São João) no Estadio 1º de Maio do INATEL a partir das 10h com a disputa de varias modalidades simultaneamente.

É de salientar que o Município de Lagoa se fará representar nestes Jogos por uma equipa de Futsal, constituída maioritariamente por indivíduos de etnia cigana do Bairro Municipal de Porches, que venceu o Torneio Multicultural de Futsal realizado no último dia 6 de Maio no Polidesportivo de Porches – Lagoa, com a presença de 11 equipas de todo o Algarve, de várias etnias e países.

A equipa de Lagoa irá disputar um jogo de Futsal pelas 10h00 do dia 23 de Junho no Estádio 1.º de Maio em Lisboa com uma equipa de imigrantes (extra União Europeia).




Texto da Conferência de Imprensa
A Comissão Executiva dos II Jogos de Integração e Inclusão da Cidade de Lisboa 2007 convoca todos os jornalistas para uma Conferência de Imprensa a realizar na próxima,
Segunda-feira, 18 de Junho de 2007, pelas 11h00
no Lisboa Marriott Hotel
Av. dos Combatentes, 45 1600-042 LISBOA - Telf. 217 235 512
(junto à Universidade Católica)
Porque,
a poucos dias dos Jogos de Integração e Inclusão da Cidade de Lisboa, os organizadores e promotores do evento pretendem dar a conhecer a natureza dos Jogos, os seus objectivos e o seu relevante papel numa das áreas críticas da intervenção social.
Porque,
participarão na conferência de imprensa o Engº. António Marques, que preside à Comissão Executiva dos Jogos, o Professor Dr. Nandin de Carvalho, Secretário da Comissão de Honra, e a Dra. Luísa Portugal, Presidente do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência.
Dado o carácter socializante e integrador desta iniciativa, chamamos a atenção dos senhores Jornalistas para este evento, apelando a que seja feita a correspondente e mais que merecida difusão e cobertura noticiosa.
O nosso OBRIGADO a todos !
Sábado, no Estádio 1 de Maio
Jogos de Integração e Inclusão
reunirão cerca de 1000 atletas
No próximo sábado, 23 de Junho, o Estádio 1 de Maio em Lisboa será palco dos II Jogos de Integração e Inclusão, um evento que procura que todas as mulheres e homens sem discriminações de qualquer natureza, tenham o mesmo acesso à prática desportiva. Esta iniciativa pretende assim ser um contributo decisivo, para a redução das assimetrias e para um desenvolvimento social mais harmonioso.
Os Jogos de Integração e Inclusão são uma iniciativa conjunta do IPUEL (Instituto para a União Europeia de Lisboa), FPDD (Federação Portuguesa do Desporto para os Deficientes), ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), ACCL (Associação das Colectividades de Lisboa), Juntas de Freguesia, Associações ligadas à Deficiência e Associações de Integração de Imigrantes de Países externos fora da Comunidade Europeia.
Estes II Jogos de Integração e Inclusão contam também com o apoio da Secretaria de Estado para a Reabilitação e Integração da Pessoa Deficiente, da Cruz Vermelha Portuguesa, do INATEL, da Câmara Municipal de Lisboa, das Santas Casas da Misericórdia de Lisboa e Santarém, e de vários grupos de Escuteiros de Lisboa.
O presidente da Comissão Executiva destes jogos, engº António Marques, apresentou há cerca de dois meses o programa de actividades durante o seminário sobre Imigração realizado no Auditório da Assembleia da República. Nessa altura entre os convidados estavam pessoas portadoras de deficiência integradas nas respectivas associações.
No ano passado, nos I Jogos de Integração e Inclusão da Cidade de Lisboa, participaram 172 atletas portadores de deficiência, entre eles vários campeões do mundo e olímpicos. Perante uma entusiasmada assistência, esses atletas representaram as seguintes equipas:
Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente
Associação Spina-Bífida e Hidrocefalia de Portugal
Centro de Medicina de Alcoitão
Centro Nuno Belmar da Costa
CERCI – Lisboa
Clube Desportivo da Graça
Colégio das Descobertas
Escola Superior do Alcoitão
Inválidos do Comércio
Liga Portuguesa dos Deficientes Motores
Santo Antoniense
Vitória Clube Lisboa
1000 atletas
Esta segunda edição dos Jogos de Inclusão da Cidade de Lisboa cresce notoriamente em relação à primeira; em apoios e em número de atletas participantes, já que são esperados cerca de mil.
O número de equipas/instituições que estes atletas representam, também cresceu consideravelmente em relação à anterior edição, esperando-se este ano a participação de:
Obra Social do Pousal
Grupo Desportivo do Alcoitão
Escolinhas do Inatel
Cercisa
Cerci Lisboa
Equipa de Ciganos Deficientes do Bairro Municipal de Porches (Algarve)
Clube Musical União
Codifar
Obra do Ardina
ACAPO
Escola de Reabilitação do Alcoitão
Várias equipas de Santarém
Clube Atlético de Alvalade
Associação Humanitária dos Bombeiros da Amadora
Centro Cultural e Recreativo do Cruzeiro e Rio Seco
Grupo Desportivo da escola Secundária Miguel Torga
Sporting Clube de Portugal
Sociedade Filarmónica Recreativa Alverquense
Grupo Desportivo do Pessoal da Cimpor
Clube Santoniense
Equipa de Basquetebol em Cadeira de Rodas de Men Martins
Inválidos de Comércio
AFID
Grupo Chapitô (Palhaços)
Associação Columbófila do Centro
Grupo Cavalinho ( Marchas Populares)
Equipas de várias Colectividades do Concelho de Lisboa
Grupo de Pintores Deficientes Motores Manuais das Caldas da Rainha
Escuteiros de várias partes de Lisboa
Grupo dos Tempos Livres da Força Aérea
Uma Banda de Música a Designar
Dança Terapêutica do Alcoitão
Tal como nos anteriores jogos estes pretendem criar oportunidades de participação e integração de cidadãos com deficiência nas estruturas regulares de desporto. Procura-se assim o reconhecimento destas modalidades especiais por parte dos clubes, com vista a que sejam inseridas na prática desportiva regular. Da mesma forma pretende-se a criação de oportunidades de participação em novos desportos.
Estes jogos compreendem 14 modalidades, destacando-se a natação e o futebol de 5 para deficientes motores; o «goalball» para cegos; atletismo (Provas de Velocidade) para deficientes motores e cegos, e finalmente ténis de mesa para surdos e deficientes motores e em cadeira de rodas.
A Comissão de Honra destes jogos é constituída por Maria de Jesus Barroso, que preside ao evento; Mário Teixeira Aboim, presidente da FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social); Idália Moniz, secretária de Estado da Reabilitação e Integração da Pessoa Deficiente; Jorge Teixeira dos Santos, da Comissão de Promoção de Igualdade, Direitos e Oportunidades da CML; Modesto Navarro, escritor e membro da Assembleia Municipal de Lisboa; Rosa do Egipto, presidente da Associação Nacional de Freguesias, e Luís Nandin de Carvalho, secretário da Comissão de Honra.
Um dos imperativos deste evento é o reforço e o reconhecimento dos cidadãos portadores de deficiência, como pessoas de pleno direito na sociedade portuguesa contemporânea, bem como a promoção da integração social de vários estratos populacionais, com especial relevo para os imigrantes de países externos à Comunidade Europeia.
À margem dos Jogos de Integração e Inclusão da Cidade de Lisboa realizar-se-ão debates com várias personalidades, em que serão abordados temas como a responsabilidade social das empresas, e o papel do poder local e da sociedade civil na inclusão ou integração de imigrantes.
Elza Pais, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género congratula-se com a organização destes jogos, já que considera que «o desporto assume um lugar de extrema importância na sociedade moderna, não só pelo impacto que tem no desenvolvimento das capacidades interpessoais como no exercício de uma cidadania»
Luís Nandin de Carvalho, Presidente do Instituto para a União Europeia de Lisboa, relembra o carácter humano e integrador dos Jogos, afirmando que «os deficientes motores ou mentais têm, como seres humanos, o mesmo direito à liberdade na alegria e nos afectos que o desporto proporciona. O objectivo dos Jogos é a participação na vivência humana e universal, sem discriminações e sem ghettos.»
Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, pronunciou-se a respeito do «papel essencial na integração social das pessoas com deficiência, sendo uma actividade susceptível de contribuir para a realização plena dos direitos que a nossa Constituição reconhece, de forma universal, a todos os cidadãos, tais como o direito à qualidade vida e à saúde.»
Para mais informações, favor contactar:
Eng. António MarquesTlm. 96 103 90 70 – e-mail:antonio.marques@santacasa.pt
Primeira Imagem – Consultores de Comunicação
Vítor Ferreira
Largo do Poço, 2 – 1600-579 Lisboa
Tel. 217 561 208 - Fax: 217 510 229 – Tlm. 919 246 918
E-mail: primeiraimagem@gmail.com
II Jogos de Integração e Inclusão
23 de JUNHO de 2007
PROGRAMA
09h30 – Cerimónia de Abertura
10h00 – 1º contacto com a agua de piscina (deficientes profundos)
10h00 – Natação (deficientes motores);
10h00 – 1º contacto com cavalos (Síndroma de Down)
10h00 – Futsal de 5 (deficientes motores)
10h00 – Atletismo Provas de Velocidade (deficientes motores e cegos)
10h00 – Ginástica (todos)
10h00 – Pintura (deficientes manuais e cerebral / intelectual)
10h00 – Xadrez (cegos, deficientes motores e cerebrais/intelectuais)
10h00 – Jogos Poliédricos (todos)
10h00 – Boccia (deficientes motores e cerebrais/ intelectuais)
10h00 – Basquetebol (cadeira de rodas)
10h00 – Ténis de Mesa (surdos, deficientes motores e cadeira de rodas)
11h30 – Slalom (deficientes motores)
11h30 – GoalBall (cegos)
À excepção do Slalom e do GoalBall, com início marcado para as 11h30, todas as outras doze modalidades serão praticadas em simultâneo a partir das 10h00.



1 comment:

John said...

Creo que el problema de las migraciones es bastante tedioso siempre suceden cosas así en todas los paises, esto no se puede evitar, lo que si se puede evitar es el trafico de sustancias como por ejemplo buy silagra, y como se hace, fortaleciendo la seguridad en las fronteras y sobre todo con medidas mas fuertes con las leyes del pais!