Tuesday, March 06, 2007

Dra Maria de Jesus Barroso Presidente dos Jogos 2007


A Exma Sra Dra Maria de Jesus Barroso acedeu hoje, dia 6 de Março, muito gentilmente ao convite feito pessoalmente pelo Prof. Doutor Luis Nandin de Carvalho, o Presidente do IPUEL, e secretário da Comissão de Honra dos Jogos da Integração e Inclusão de Lisboa, 2007 para assumir as funções de Presidente da Comissão de Honra dos Jogos.



A Dra Maria de Jesus Barroso é Presidente da Fundação Pro Dignitate.



Criada em 1994 pela Dra. Maria de Jesus Barroso Soares e um grupo de personalidades com o objectivo de prevenir a violência e promover os direitos humanos "através de estudos científicos, de planeamento e avaliação de medidas de prevenção e de outras acções dirigidas à defesa dos referidos direitos" [D. R. III série de 13/X/94].




Foi reconhecida de utilidade pública pelo Primeiro Ministro Cavaco Silva por despacho de 27 de Outubro de 1995 [D. R. II série de 10 de Novembro de 1995].A Fundação segue a inspiração da sua Presidente, Dra. Maria de Jesus Barroso Soares, que iniciou em finais da década de quarenta um combate sem tréguas pelos direitos humanos, lutando nomeadamente pela liberdade de opinião e de expressão e a instauração de um regime democrático em Portugal.




Durante o período em que o seu marido foi Presidente da República [Março de 86 a Março de 96], a luta contra a violência, em particular na Televisão, e o apoio às vítimas de guerra, nos países de expressão portuguesa, foram áreas privilegiadas, na acção plurifacetada que desenvolveu.A Fundação Pro Dignitate tem desencadeado acções de prevenção da violência e promoção dos direitos humanos nas Escolas, e cooperado com organizações congéneres em iniciativas que visem objectivos comuns.




A Fundação Pro Dignitate ONGD [Organização Não Governamental para o Desenvolvimento] inscrita no Instituto de Cooperação Portuguesa, promove campanhas de solidariedade com os países de língua oficial portuguesa.Estatuto do MecenatoAtribuido à Pro Dignitate o Estatuto do Mecenato para as Campanhas Educar na Solidariedade" por despacho conjunto nº 468/2001 dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças.Estatuto Consultivo Especial junto do ECOSOCAdmissão no ECOSOC - Conselho Económico e Social das Nações Unidas com o estatuto Consultivo Especial.Isenção de IRCAtribuída à Pro Dignitate a Isenção de IRC por despacho nº 10942 do Ministério das Finanças.



A Fundação Pro Dignitate está preparando para fins de 2006, um Seminário que se insere no seu programa de actividades para 2006-2007. O Seminário – “Que Educação para a Paz” – vem no seguimento de muitos outros, à volta do mesmo tema, que vem realizando de há uns anos para cá e que tem reunido grandes personalidades nacionais e estrangeiras.

No comments: