Wednesday, March 07, 2007

Seminario INTI dia 16 de MArço na Assembleia da República



INTI Seminário Nacional
Integração de imigrantes de Países Terceiros
Organizado pelo IPUEL com o patrocínio da AEDAR e apoio da F. Gulbenkian
Assembleia da República, 16 de Março de 2007


O Seminário Nacional INTI está integrado num projecto da EUNET Integration Network, com a comparticipação financeira da União Europeia, relativa à preparação de acções de promoção da integração nos Estados membros da EU, de pessoas que não tenham a cidadania europeia, e que se inclui no programa do departamento de Justiça da Comissão Europeia. O objectivo deste programa consiste também em promover o diálogo com a sociedade civil, e desenvolver modelos de integração, inventariando e avaliando boas práticas de processos de integração e apoiando a criação de redes de contacto e colaboração a nível europeu.

Participam neste projecto Malta, Dinamarca, Holanda, Alemanha e Portugal, que está representado pelo IPUEL- Instituto Pró União Europeia em Lisboa (http://ipuel.blogspot.com/)

Em Lisboa já se realizou em 14 e 16 de Setembro de 2006, uma conferência para o arranque do projecto que terminara em 1998, e que contou também com o alto patrocínio da AEDAR Associação dos Ex. Deputados da Assembleia da República e neste momento, em paralelo com outros seminários nacionais que estão a ter lugar nos países parceiros deste projecto, o seminário de Lisboa reúne um conjunto de personalidades com responsabilidades nos temas a abordar, nomeadamente Sua Excelência O Secretário de Estado das Comunidades, as organizações de imigrantes, embaixadores dos países das suas nacionalidades, e responsáveis portugueses, como é o caso do Presidente da ACIME, e ainda representantes da sociedade civil.
Espera-se naturalmente que seja possível detectar exemplos de boas práticas e sugestões para a elaboração de projectos de integração de sucesso de modo a poder testar as propostas portuguesas e proceder-se a intercâmbio de experiências em final de Maio, num Seminário Internacional INTI a realizar em Copenhagen, na Dinamarca, e onde se espera poder convidar representantes de organizações genuínas de imigrantes em Portugal, com potencial para virem a integrar com outras associações similares dos países parceiros, um network operacional europeu que favoreça a integração europeia de comunidades provenientes de países terceiros à União.

Finalmente, é objectivo final deste projecto INTI, a avaliação de todos os trabalhos desenvolvidos a nível nacional num segundo seminário internacional a realizar em Outubro em Strasbourg, já com a presença de várias organizações europeias para avaliar os resultados entretanto obtidos com a finalidade de já em 2008 ser redigido um manual de boas práticas e de elaboração de projectos que favoreçam a integração de imigrantes de fora do espaço europeu.
http://ipuel.blogspot.com/
http://www.eunet-integration.eu/
http://ec.europa.eu/justice_home/funding/inti/funding_inti_en.htm



Seminário IPUEL

16 de Março de 2007, 6ª Feira
Programa

Local: Auditório do edifcio novo da da AR – Assembleia da República (entrada do jardim)

Início
9.15 - Registo dos participantes
9.30 - Abertura pelo Presidente da AEDAR, Eng. Eduardo Pereira
9.45 - Comunicação do SE Comunidades, Dr. António Braga
10.15 - Apresentação do Programa INTI pelo presidente do IPUEL, DR. Luís Nandin de Carvalho
10.30 - coffe break
10.45 - Intervenção dos Senhores Deputados da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Dr. Rui Semedo, Dr. Manuel Amaro Monteiro, Dr. Agostinho Lopes e Dr. Miguel da Cruz Sousa.
11.45 - Intervenção do representante da CPLP, Embaixador José Tadeu
12.15 – Presidente da ACIME, Dr. Rui Marques
12.45 – Dr. Miguel Mendes, ROTARY Clube Lisboa/Benfica – A Sociedade Civil no apoio à integração de Imigrantes
13.15 Almoço – (Livre)
14.30 – Intervenção do Embaixador de Cabo Verde
14.45 – Intervenção do Embaixador da Ucrânia
15.00 – Dr. Gustvao Berk, Presidente da Casa do Brasil, e Ricardo Amaral Pessoa – Presidente da Associação Portugal Brasil
15.30 – DRª. Maria João Marques, Associação Unidos de Cabo verde
16.00 – Dr. Timóteo Macedo e Tatiana Diak(Associação Solidariedade Imigrante)
16.30 – Mesa redonda com Eng Michel Fallah (Empresário Libanês), Prof. dr. Luis Nandin de Carvalho, e Eng. António Marques (jogos de inclusão).
17.00 – Conclusões sobre boas práticas e projectos de sucesso
18.15 - Encerramento pelo Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Luís Barbosa
*Aguarda confirmação

1 comment:

Eduardo Monteiro said...

Devo antes de mais, congratular com a iniciativa e fundamentalmente o Tema em questão.
A matéria de Inclusão e igualdade de oportunidade é deveras sério. Por conseguinte, a sua abordagem deve ser tratada com seriedade sem estereótipos, sem apontar soluções desfasadas da realidade. A integração e a plena inclusão só será possível quando for feito com os próprios excluídos de seguinte forma: auscultando-os, discutindo e procurando soluções com os próprios e nunca receitando soluções empacotadas. Em resumo os próprio têm que ser a dinâmica da sua inclusão e do exercício plena cidadania. Todo o resto pode ser bons Conceitos, grandes Teorias, outras Experiências que nem sempre são adaptáveis aos nossos problemas.
É importante sublinhar que, apesar de tarde, hoje existem legislações e vontade politica para que o estado de coisas mudem, todavia, o grande obstáculo está na sociedade, nos funcionários desactualizados, preconceitos, Instituições que se transformaram em forças de bloqueio fizeram desta matéria através das candidaturas Europeias ou Nacional uma forma criar empregos fixos e os excluídos foram transformados em mercadorias para o negocio, utilizando as verbas dos programas e deixar tudo na mesma como resultados concretos no terreno no fim dos programas, o que divorcia com os relatório apresentados com pompas e circunstância.
A inclusão sustentável ou seja integração só se consegue dando oportunidade as competências do grupo alvo e não a distancia-los impondo métodos critérios distanciastes com gente distante.
Associação de Imigrantes Guineenses de Concelho Moita AIGAST
Eduardo Monteiro